segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Processo seletivo

Olá pessoal!

Para aqueles que não sabem, eu faço parte da empresa junior de engenharia física na UFSCar. Dentro dela sou o diretor de Recursos Humanos. Hoje concluímos o processo seletivo da nossa empresa, para esse ano!
Foram chamados 6 candidatos!
O engraçado de tudo isso é avaliar o comportamento das pessoas. As opiniões e expressões de cada um. Como responsável, participei de todas as entrevistas durante a semana passada (12 entrevistas- 3 por dia). É fato que algumas respostas são diferentes, mas muitas respostas ora são parecidas ora indênticas.
A maneira como pensamos, como avaliamos nosso mundo não difere de tantas outras opiniões. Os medos e anseios são compartilhados por muitos. Cada qual tenta apresentar o melhor de si, diminuir seus defeitos, falar o que os outros querem ouvir. 
Alguns candidatos se apresentam um pouco despreparados em relação a esse ambiente ácido que é o meio empresarial. Talvez por escesso de zelo na educação, imaturidade... Na conquista de cada dia, percebi que passamos por diversos processos de avaliação, nôs é imposto um modelo de educação que devemos comprovar o que realmente aprendemos. Caso você não consiga, não estará apto a prosseguir. Isso é correto?
Barrar o crescimento de alguém implica em não desenvolve-la, limita-la ao comum. No entanto, a sequência fatídica da seleção natural faz isso com todos os seres vivos, exceto o homem. Eliminamos de nossa vivência a seleção imposta pela natureza, mas em compensação colocamos tantas outras seleções, distinções e restrições. Os gregos selecionavam os belos e fortes, os romanos os estrategistas, a Alemanha nazista os arianos e exitiram tantas outras. A sociedade contemporânea seleciona aqueles que podem manter o sistema operante e funcionando a 100%, inserindo na nossa educação básica,vestígios daquilo que será cobrado no futuro. 
Colocamos em pauta a competitividade, distinguimos pessoas pela capacidade de se expressar, liderar e criar. Buscamos as pessoas que promeverão o fluxo de idéias, não serão aquelas sangue-sugas do conhecimento alheio.
Ao meu ver, selecionar não é somente escolher por motivos favoráveis, mas sim aproveitar daquilo que a pessoa pode oferecer, disso promover o crescimento de algo, seja uma empresa, entidade ou outra pessoa. Os relacionamentos humanos apresentam essa caraterística, por exemplo o casamento. Pessoas gostam uma da outra por motivos internos, seja aparência ou outra qualidade favorável. "Vemos" vantagem em "selecionar" tal pessoa e por isso não queremos mais perde-la e por isso nôs atrelamos a um contrato social que tem como cláusula a fidelidade. Quando não é mais de nosso interesse, podemos romper o contrato e procurar uma outra pessoa e assim "seleciona-la".
Fazemos seleções todos os dias, elas variam só de acordo com a intensidade que são feitas e praticadas.

Por hoje é isso aí pessoal! Obrigado!
Obs: Comentem, não quero um fluxo de idéias num só sentido! Até mais!

Um comentário:

  1. Olá Grigory seleção natural da vida, ela é mais complexa, mas com as experiências ja vivida,mostra que todo ser humano tem que ter respeito, carinho, e ser verdadeiro, mesmo pq até agora vc não falou a palavra chave amor, carinho respeito, apenas vc esta relacionado seus sentimentos de homem x mulher, neste contrato de fidelidade envolve familias, e sentimentos do ser.

    ResponderExcluir