domingo, 6 de março de 2011

Voltando p/ casa - Últimos momentos em terras estrangeiras



   Últimos dias de uma temporada sempre são prenúncio do que vira em seguida. De tudo, ficaram as lembranças das pessoas, dos locais e de cada momento vivido com boas companhias.

    Um jogo de palavras muito clichê, mas que no momento satisfaz a vontade de exprimir o que sinto.

    O fato é que quando estamos a beira de um colapso no nosso modo de vida, percebemos o quanto cada ato das nossas rotinas se torna apreciavelmente comum e confortável. Colapsamos. Mudamos. Na procura pelo auto-conhecimento, percebi o quanto certas coisas singelas na minha vida são importantes para me manter bem.

  O pré-socrático Heráclito era adepto da permanente transformação das coisas, da forma que jamais podemos experimentar exatamente a mesma coisa. Acredito que pessoas seguem esse mesmo princípio, pois a cada nova vivência saímos diferentes e modificamos o nosso ambiente.

   Refleti sobre esse pensamento alguns minutos… conclui que ações que implicam em volta, retrocesso e regresso não existem. Embora os cenários de "volta" existam, não serão nunca exatamente iguais a antes e a sequência de coisas decorrentes jamais se repetirá da mesma forma.

   Dessa forma não estou voltando para casa, mas sim chegando. Um pouco mudado talvez, mas com certeza diferente!

Grigory L. de Castro

3 comentários:

  1. Pois é meu caro Grigory, você chegou e não voltou. Fiquei muito contente em te receber no aeroporto com essa experiência e mudança que os ares estrangeiros te proporcionaram. Gostei muito de sua conclusão. Ela é a síntese de muitas coisas que certamente você deve ter pensado durante este tempo nos EUA. Continue escrevendo, este exercício é desafiador e ao mesmo tempo agradável. Para que lê, fica a expectativa do diálogo, de trocar idéias sobre esta paradoxal experiência que é viver. Um grande abraço,
    Teu Pai, Marco

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Escrevo mais coisas em breve!!

    ResponderExcluir
  3. Grigory!

    Não te conheço, mas lendo a sua escrita no blog percebo muita vida em ti. O conhecimento de ti que buscas, faz você escrever com liberdade, podendo agregar através de pequenas situações do cotidiano uma construção mais sólida de teus valores, e em direção a atitudes tão desejadas para que o diálogo se estabeleça, para que possamos compartilhar nossas conquistas.
    "Alguem", que leu e se sentiu conectada aos teus pensamentos.

    ResponderExcluir