domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos namorados


 Hoje é um dia muito atípico no ano. Comemoramos as uniões, comemoramos as paixões e amores. Saímos às ruas com flores, ursos de pelúcia, vinhos, joias e presentes. Passamos o dia juntos com a pessoa amada.
O que há com esse dia? É mais um dia normal, onde tantas pessoas passam frio, fome e tantas outras falecem. Talvez enxergar os vários aspectos da questão em separado não resolva a questão... Na verdade a mania científica de separar as coisas para enxergar cada elemento e entender o todo não se aplica muito p/ o comportamento humano.
Para entender o que amor representa para cada um precisamos senti-lo... Sentir amor é um desafio, pois em primeiro caráter é uma relação que não obrigatoriamente oferece reciprocidade. Coloquei um trecho do Padre Antônio Vieira falando um pouco disso:

Ora vede: Definindo S. Bernardo o amor fino, diz assim: Amor non quaerit causam, nec fructum: "O amor fino não busca causa nem fruto".
Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: o amor fino não há de ter por quê nem para quê.
Se amo por que me amam, é obrigação, faço o que devo; se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo.
Pois como há de amar o amor para ser fino? Amo, quia amo, como ut amem: amo, porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam, é agradecido; quem ama, para que o amem, é interesseiro; quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, esse só é fino.
Padre Antônio Vieira

 Amar é superar o desejo egoísta de querer bem somente a si e querer bem a outrem, sem motivo e sem preocupações, segundo o trecho acima.  O amor é fantástico!
Devíamos valorizar mais o amor, não só o romance, mas qualquer forma dele. O amor nos aproxima e nos identifica cada vez mais como humanos. Disso vem a máxima da obra Antoine de Saint Exupéry, Pequeno Príncipe, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Disso eu concluo que amar é também felicidade, harmonia e também responsabilidade.
Sejamos responsáveis nas nossas relações e façamos desse dia especial p/ o amor como um lembrete p/ cada dia, que todos os dias são dias dos namorados e que cada dia é dia de amar!

Abraços!