sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Uma breve descrição do amor

Olá pessoal!
Estava um tempo sem postar nada aqui, pois estava sem tempo por causa de faculdade e coisas afins... Mas agora estou aqui para cumprir a minha parte de escrever! 
Conforme prometido, o tema  será o amor. O sentimento mais discutido e abordado, mas pouco presente na realidade em que vivemos. Vamos ao texto!

Seria o amor a execução de uma sequência pré-definida de liberação de substâncias que causam prazer ao corpo humano? Certamente amar é mais que um par de reações químicas, mas quanto mais? Seria descabido dizer que se trata de um intento divino? No entanto a sua criação é digno de outra de outra discussão, sendo aqui mais valoroso atentar ao fato de como as vidas são regidas por ele, o amor.

A definição de amor em alguns dicionários é a seguinte: afeição acentuada de uma pessoa por outra;objeto de afeição. Dessa forma precisamos recorrer ao significado de afeição e afeto, o qual obtemos a seguinte resposta: sentimento de amizade, dedicação. Surgem dessa breve análise três palavras correlatas, amor, amizade e dedicação. De fato um verdadeiro sentimento de amor é aquele que consegue conter  equilibradamente, esses três elementos identificados. Afeição exacerbada é doença; amizade em excesso é dependência; dedicação em demasia é falta de amor próprio.

Amar não significa ter para si o alvo da ação, mas sim manter uma relação de profunda comunhão com o mesmo, independente do que seja (pessoas, animais, objetos e lugares). Quando se ama, insurge uma satisfação natural, um prazer. Como já disse em textos anteriores, somos seres muitos tendenciosos  ao prazeres. Alcançar uma relação de amor estável é de extrema dificuldade, como podemos observar pelo número cada vez mais expressivo de pessoas descontentes com a vida amorosa que levam ou que planejam para si. 

De fato quando tratamos de pessoas, o sentimento se confunde com o desejo, um plano perigoso para quem não está preparado para as consequências. Amar é algo um pouco complicado, que pouco sabemos. Aqueles que se aventuram, que sejam vitoriosos, na luta fatídica de todos os dias em busca da felicidade.

Um poeminha meu pra completar a noite:

Há momentos
"O amor existe e não existe, isso por si só basta para entendê-lo."

Existe, pois é natural.
Acaso provocado pela nossa débil racionalidade.
Movimento contrário ao rancor e desafeto.

Não existe, pois é imaterial.
Artificial como qualquer relação humana.
Abunda o ódio entre os homens.

Existe no momento que um  pai vê o seu filho
Não quando os homens rivalizam-se
Existe, pois entendemos que não precisa ser recíproco.
Não quando é forçado, pois amar é livre de deveres

Existe porque é preciso existir.
Existe porque de alguma maneira te amo.